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Notícia - Crescer na crise, é possível? #CRISE
Crescer na crise, é possível?
ACALME seu coração! E sua mente! Mantenha a calma e o foco naquilo onde deseja chegar.



Olá meninas!! Bem vindas ao universo LINDA TODA e à minha coluna, onde sempre publico textos que escrevo para ajudá-las no dia a dia de empresária, mãe, mulher e todos os outros papéis que conhecemos bem mas que nem sempre os desenvolvemos da forma e com a performance que desejamos...

Bom, o tema do texto de hoje é bem atual e espero contribuir para que você, após lê-lo, possa aplicar na sua rotina alguma mudança que agregue valor, que faça a diferença, que diminua estresse, desorganização ou tristeza e que aumente seu ânimo, vigor e satisfação em VIVER!

Começo te dizendo que: “O primeiro passo para chegar a algum lugar, é decidir que não está mais disposto a ficar onde está.” Concordam?! Uma vez que você está infeliz com seu negócio, os resultados não estão satisfatórios ou você simplesmente não está se sentindo realizada com aquilo que produz, você pre-ci-sa mudar!
Mas antes disso: ACALME seu coração! E sua mente! Mantenha a calma e o foco naquilo onde deseja chegar (aliás, você sabe onde você deseja chegar???!). E daí sim, inicie as mudanças:

Organize a “casa”:
Organize os controles financeiros, busque novas ferramentas para otimizar tempo e dinheiro, descarte os excessos, corte e/ou diminua os gastos desnecessários ou supérfluos (sempre há!), troque ideias com amigas empresárias e pergunte como ela faz tal processo... Abuse da internet. Esses dias encontrei o Zeropaper , estou usando e adorando para organizar melhor meu fluxo de caixa e gráficos. E é gratuito! Não se dê desculpas! Sua empresa é VOCÊ! Ninguém mais poderá fazer isso por ti ;)

Crie novas ações com seus clientes, aproxime-o de você:
Sempre falo que uma das vantagens de ser pequena empresa é a proximidade que temos dos nossos clientes E a rapidez com que podemos fazer mudanças e criar novas ações. Por exemplo: se desejo lançar uma promoção ou um sorteio, não preciso passar por diversos departamentos, ter assinaturas de diretores etc... eu penso, planejo e executo! OK?!
Então, converse com seus clientes, descubra o que eles gostam e desenvolva ideias que irão atraí-los para sua loja e comprar mais, gostar mais da sua empresa e melhor, indicar mais a sua empresa.

Invista em Comunicação e Parcerias:
Na era de Facebook e outras mídias sociais, não há desculpa para não divulgar e fazer publicidade da sua empresa: use e abuse dessas ferramentas, menina! Mesmo que você não tenha uma agência de publicidade por trás dos seus posts, o fato de você tirar uma foto do seu produto e escrever algumas linhas (seja breve e objetiva!) sobre os benefícios do seu produto, já lhe renderá curtidas, perguntas e compartilhamentos. Outra coisa: tente publicar um post por dia, sempre com algum produto diferente e observe o que seus clientes curtem mais, pois daí você seguirá essa linha e destacará mais os produtos que fazem “mais sucesso”, entende?!
Procure e convide outras empresárias para fazer ações, eventos e parcerias com a sua empresa. Pode ser um encontro em sua loja, ofereça um café da tarde para celebrar alguma data, cupom de sorteio para quem fizer compras a partir de um valor... há muitas possibilidades! E o legal dessas parcerias é que todos ganham!! Unimos forças e crescemos JUNTAS!

Agora é mãos à obra!

E lembre-se da frase que Sam Walton , o fundador do WalMart disse certa vez em uma das muitas crises que o mundo já passou: “OUVI DIZER QUE HAVERÁ UMA CRISE, INFORMO QUE NÃO IREI PARTICIPAR.”

Beijos!

Paula Dal Belo
Advogada por formação e empreendedora por vocação. Mãe, sócia-proprietária da Vivace Farmácia de Manipulação e idealizadora do Linda Toda (www.lindatoda.com.br)
 
 
 
 
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